Tour Bahia . Salvador e Morro de SP

EnglishPortugueseSpanish

Prólogo
Sabe a sensação do vento vindo de encontro ao seu rosto. O sentimento de liberdade. A momentânea excitação em descobrir algo novo? E ainda mais; saber que pode-se sentir mais do mesmo sentimento diversas vezes?!

Sim, viajar é como a primeira pedalada sem as rodinhas.

  • Em lugares amplos onde a limitação é apenas a distância que se vê; aqui é aonde sentimos o vento.
  • Estar em um lugar diferente, com pessoas diferentes e deixando de lado todo a rotina; aqui é aonde sentimos a liberdade.
  • Quando se vai além do rotineiro, encontramos lugares tão incríveis quanto podemos imaginar; aqui é aonde sentimos a excitação.
  • Viajar é sem dúvida um grande ganho! Pode-se dizer que não se leva bagagem, e sim que à traz; aqui é aonde sentimos o “quero de novo!”.
    by
    — Rubem Sousa

Introduções à parte, esse texto é para aqueles que querem conhecer esse lugar incrível que é a Bahia.

Abaixo você confere um pouco sobre a viagem que a Costa Family Travel® fez para conhecer ainda mais e criar roteiros sem iguais para que você, tenha a melhor experiência que esse lugar pode lhe oferecer!

Roteiro Base | Bahia . Salvador e Morro de São Paulo

Começamos com um voo direto do GIG — aeroporto internacional do Rio de Janeiro. Galeão — para o SSA — aeroporto internacional de Salvador —.

GIG – Voando LATAM . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

A duração do voo fica aproximadamente entre 1h40 a 2 horas.

Chegando em Salvador fomos recebidos pela Luck® Receptivo. Uma empresa parceira que faz a parte de oferece a todos os clientes a mais sólida experiência em turismo receptivo, com estruturas capazes de atender desde a individuais, grupos especiais, navios, grupos de incentivos e eventos de todos os portes, com serviços com padrão internacional.

SSA – Desembarque . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Vale lembrar também que eles estão presentes em rotas turísticas em destinos como: Nordeste, Recife/Porto de Galinhas, Fernando de Noronha, Natal/Pipa, João Pessoa/Costa do Conde, Maceió/Maragogi, Salvador/Morro de São Paulo e Chapada Diamantina.

Seguimos com o traslado Luck® do aeroporto para o São Salvador Hotéis e Convenções.

Uma ótima opção para quem deseja um lugar mais calmo e não muito distante de pontos turísticos ou do aeroporto. O hotel se encontra na zona norte da cidade, próximo ao Salvador Shopping bem no novo centro comercial da cidade.

Tempo do aeroporto até o hotel varia entre 20 a 30 minutos com trânsito bom.

O hotel conta com um restaurante chamado Cedro, servindo café da manhã, almoço e jantar tanto para hospedes quanto ao público externo.

Dividido em dois ambientes, oferece cardápio a la carte e buffet com opções da cozinha regional. Elegante, agradável, menu delicioso, estacionamento cortesia para o almoço (sistema de Self Parking) das 12h as 15h, ambiente climatizado.

Todos os dias com: café da manhã de 6h as 10h, almoço de 12h as 15h e jantar de 18h as 22h.

Posto Bike Turista Hotel São Salvador . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Há também uma opção bem bacana se você curte pedalar. Em frente a recepção tem um posto de bikes Itaú. Ótimo considerando que há praias próximas, bares…

Para a orla “jardim de alah” por exemplo, se leva mais ou menos uns 30 minutos de caminhada.

Fechado o primeiro dia em Salvador.


 

 

Agora seguimos para a Praia do Forte. Tempo do hotel até a praia do forte fica entre 1h15 a 1h25. Pela estrada já podemos ver paisagens belíssimas acompanhando a Costa dos Coqueiros!

Costa dos Coqueiros . Photo. Rubem Sousa . Fora the Box®

Ao chegar descemos na Vila da Praia do Forte, o coração desse lugar! Sem dúvida um belo de um “point” para todas as idades. A galera costuma passear sem compromisso, bater papo… “Beliscam” e bebem a vontade — o lugar é repleto de barzinhos, restaurantes… — além de aproveitarem para levar aquele suvenir esperto ,) há também muitas opções quando se fala de roupas e acessórios. Desde estilos descolados até grifes. Em resumo, diria que a Vila encanta a qualquer público.

Ainda na vila, temos a Capela de São Francisco de Assis, um dos cartões postais da Praia do Forte. A igreja fica em frente a Praia do Portinho. Sempre tem um pessoal mostrando que o futebol e um vôleizinho são de lei numa orla bela dessa 🙂

Pessoal animado ,) . Photo. Rubem Sousa . Fora the Box®

Praia do Portinho em frente a Igreja . Photo. Rubem Sousa . Fora the Box®
Seguindo mais a frente, fomos visitar um projeto fantástico e até didático também. O Projeto Tamar. Criado em 1982 com uma área de 10 mil metros quadrados cedida pela Marinha do Brasil, o projeto visa estudar e proteger as tartarugas marinhas no litoral brasileiro.

Entrada Projeto Tamar . Praia do Forte . Photo. Rubem Sousa . Fora the Box®
 Espalhadas pelo país (21 bases), esta da Praia do Forte é a mais bem estruturada com tanques e aquários. O lugar possui grande vida marinha: tartarugas, peixes, tubarões… Entre Dezembro e Fevereiro é possível presenciar a soltura de tartaruguinhas na praia — sempre há biólogos no local mostrando e contando sobre as espécies —.

Projeto Tamar . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Vista da orla na saída do Projeto Tamar na Praia do Forte:

Saindo da Praia do Forte fomos dar aquela calibrada no estômago (ninguém é de ferro) na Praia de Guarajuba — Guarajuba vem do tupi-guarani e é o mesmo que Garça Dourada, uma ave muito comum na região das lagoas —. 14km da Praia do Forte.

Praia de Guarajuba . Nublado . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Guarajuba possui muitos restaurantes e é com certeza um ótimo lugar para degustar a gastronomia local!

Apesar do fato que o tempo estava meio nublado, ainda assim deu para aproveitar muito bem, tanto o local como a praia em si, que além de bela, tem água “morna”, como a maioria das praias da Bahia.


 

 

Orla e Calçadão Farol da Barra . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Dia seguinte pela manhã, nos aprontamos para ir rumo a Morro de São Paulo. Levamos uma média de 20 minutos até o Terminal Marítimo de Salvador. Bilhete comprado! Vamos seguindo de Catamarã para Ilha de Itaparica, deixando o Terminal com essa imagem — o elevador Lacerda e o Palácio Rio Branco ficam meio “tímidos” alí no canto esquerdo em meio a tantas construções —.

Píer Terminal Hidroviário de Vera Cruz . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®
Chegamos a Ilha de Itaparica (Depois de 40 minutos). A 13km de Salvador, desembarcamos no Terminal Hidroviário de Vera Cruz.

Logo na saída do píer temos a Igreja de Santo Antônio de Velásquez, construída no século XVII. A igreja foi construída em terras de fazenda do mesmo nome, propriedade dos Velasquez. Apresenta planta típica de outras capelas rurais do período.

No mesmo local, continuamos com transporte terrestre até o Atracadouro do Bom Jardim – Valença.

Pelo caminho atravessamos a Ponte do Funil — nome oficial: João de Botas —. Esse caminho é tranquilo e muito bem utilizado quando não se tem condições para atravessar de ferry-boat (apesar de aumentar o tempo de viagem).

Claro que não poderia faltar uma imagem da paisagem ao atravessar ,)

Vista Ponte do Funil . João de Botas . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Levamos 2 horas nesse trajeto de Itaparica até o Atracadouro. Assim que chegamos fomos direto de encontro a lancha que seria o último transporte até Morro de São Paulo.

Uma média de 20 a 25 minutos até Morro. Na chegada podemos ver o “conhecido” portal — subida saindo do Cais do Porto —.

Portal Morro de São Paulo . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Uma coisa que você percebe assim que chega, é a quantidade de “Uber”; “Táxi”; “Bellboy”; “Bagageiro”; “Carregador”… Bom, nome exato não tem, mas os amigos ralam; e muito!

Requisito mínimo: carrinho de mão, braço e; coragem.

Caso queira, você paga, e deixam sua bagagem no local que ficará hospedado. Muitos pagam por estarem com muito peso e o terreno ser bem… Digamos que o lugar não se chama “Morro de São Paulo” atoa, né…

Esse aí da imagem abaixo já estava indo fechar outra “corrida”!

Carregador Morro de São Paulo . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Morro é de longe um lugar incrível. Cheio de muita beleza! Certamente uma experiência única para qualquer um.

Muitos lugares para se explorar, ótimas praias e com um “plus” de ter uma orla repleta de restaurantes excelentes, sempre animados e sem faltar música.

Mapa Morro de São Paulo

 

 

 

 

 

 

 

Em orlas como a da Primeira e Segunda Praia, tem DJ durante o dia e música ao vivo a noite. Entretenimento é uma coisa que não falta nesse lugar! Principais praia da região: primeira, segunda, terceira, quarta praia e praia do encanto.

Tem até uma tirolesa de leve para aventureiros procurando por um friozinho na barriga:

Primeira Praia . Descida Tirolesa Morro de São Paulo . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Em morro, contamos com a hospitalidade de uma pousada que não deixa a desejar. Nos acomodamos na Pousada Bahia Inn.

Ambiente mega agradável e atendimento de primeira ,) e tem o famoso cafezinho da tarde também 🙂

Abaixo você confere alguns cliques desse “pedacinho” de terra:

A imagem abaixo foi de um nascer do sol espetacular que assistimos!

O Mirante — segunda imagem. O local também foi um forte anos atrás — fica ao lado do Farol de Morro, no mesmo local da Tirolesa dentro d’água.

Um ótimo local tanto para quem vai encarar a Tirolesa quanto para quem quer apenas apreciar a vista. Daqui podemos ver a Primeira, Segunda, Terceira Praia e a Ilha da Saudade.

Ilha da Saudade no Nascer do Sol . Mirante Morro de São Paulo . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Nascer do Sol . Mirante Morro de São Paulo . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Terceira Praia: Saindo para o passeio “Volta à Ilha”. Há diversos passeios na ilha — até mesmo observação de baleias Jubarte entre Julho e Outubro. Período de reprodução e cria —, mas um que é também excepcional, é o Volta à Ilha.

Esse passeio é o mais conhecido de Morro de São Paulo e você não pode deixar de fazer! Um tour pelas ilhas de Tinharé com uma visão ampla do Aquipélago, ótimas prais e pontos turísticos assim como Boipeba.

Geralmente o passeio começa saindo da Terceira Praia em Morro por volta de 9h30 – 10h. Dura quase o dia todo, tendo fim por volta das 17h.

A maioria é feito com lanchas ou flexboat. O ideal é que a maré esteja baixa para assim aproveitar melhor as piscinas naturais. Paradas em piscinas como: Garapuá e Moreré, nós ficamos aproximadamente uns cinquenta minutos, mas dependendo da visibilidade, o tempo pode ser estendido para melhor aproveitamento do mergulho.

Água cristalina e poder estar em uma “piscina” em alto mar, vendo peixes de diversas cores é realmente realizador. Em Garapuá você ainda conta com um bar — ali mesmo em alto mar — com bebidas e petiscos em seu cardápio.

Prosseguindo, paramos na praia de Cueira – Boipeba, areia clara e repleta de coqueiros. Na orla há um quiosque que serve uma deliciosa lagosta!

Próxima parada: Boca da Barra, também com ótimos restaurantes e de quebra ótimas redes — nada como uma rede em um lugar calmo depois do almoço —. 🙂

Seguindo passeio, fomos para Cairu pelo Rio do Inferno onde há o convento de Santo Antônio. No trajeto de volta para Morro — ainda pelo Rio do Inferno — tem uma parada em Canavieira, um local com criatório natural de ostras. Aproveite uma ostra gratinada, dê um mergulho no rio e volte com a sensação de dever cumprido!

Em resumo, Morro de São Paulo é uma ótima escolha! Temos um leque de pousadas, hotéis e resorts que sem dúvida vai atende-lo da melhor forma e complementar ainda mais sua viajem. Aqui não tem tempo ruim, você aproveita o máximo de dia e de noite ,)

Hora de dar tchau e voltar para Salvador.

Os amigos sempre dão aquela olhada final para eternizar a imagem…

De volta à Salvador, hora de encarar um passeio fantástico: Bahia 500 anos!

Conhecendo cada detalhe, cada lugar da primeira capital do Brasil. Começamos pelo Forte de Santo Antônio da Barra, onde fica o belo Farol da Barra — o “start” do trajeto do Carnaval —.

Muro Restaurante Frente ao Farol da Barra . Salvador . Bahia . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Na volta à Salvador fomos recebidos por um hotel excepcional; o Fiesta Hotel Bahia. Bem no coração de Salvador, o mesmo fica localizado em Itaigara a 800 metros da praia e próximo aos principais shoppings, restaurantes, teatros e centro de negócios da cidade.

Uma estrutura completa com piscina, restaurante, academia e um Centro de Convenções, que recebe os melhores eventos do estado: de elegantes Casamentos a grandes Feiras e Convenções. Turismo de lazer ou negócios o Fiesta é uma bela opção!

Próxima parada: Largo do Pelourinho

Largo do Pelourinho . Salvador . Bahia . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Em direção ao centro histórico, passamos pela Av. Sete de Setembro e chegamos no Pelourinho, local considerado Patrimônio Cultural da Humanidade.

Passando por esse conjunto conhecemos alguns dos mais belos pontos da cidade como: Dique do Tororó, a Feira de São Joaquim, o Memorial de Irmã Dulce, a Basílica do Nosso Senhor do Bonfim, os Fortes de Mont Serrat e Santo Alberto, o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda e outros locais ricos em beleza e importância histórica.

Igreja . Largo do Pelourinho . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®
Elevador Lacerda . Mercado Modelo . Bahia de Todos os Santos . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

E assim fechamos esse tour Bahia ,)

E aí, ficou afim de viver essa incrível experiência? Sentir a liberdade de “andar sem rodinhas”? Trazer a bagagem ao invés de leva-lá?

Viva sua experiência com a Costa Family Travel® 🙂

 Entre em contato Sore sua Lua de Mel ,)

 

 

 

 

 

| Agência de Viagens . Costa Family Travel®

| Matéria.  Rubem Sousa | Imagens. Rubem Sousa . Fora the Box®

Todas as imagens* nesta matéria estão sob copyright de Fora the Box® – © 2014 . Caso haja interesse, entre em contato “aqui” ou via e-mail: sousa@forathebox.com; ou compre pelo: Shutterstock; outros sites de stock “aqui”.

1 Comment

  • Melhor formato de matéria que já vi ate hoje! The Best.

Leave a comment