Tour Natal . Rio Grande do Norte

EnglishPortugueseSpanish

Prólogo
O que é o viver?

Podemos ter uma certeza sobre a pergunta acima; todos temos uma resposta diferente.

Obviamente viver é algo simples e complexo: simples pelo fato de que basta não fazer nada e ainda assim estará vivendo. Complexo por existirem centenas de milhares de ramificações em cada simples “sim” ou “não”. Escolhas das mais simples, reais e possíveis. Até escolhas aparentemente inimagináveis. Decisões existem, e de fato é o que torna a minha ou a sua existência admirável ou não.

A questão é: o que fazemos para nos tornarmos vivos? Para nos sentirmos vivos; vivendo(?)

Existem diversas formas de sentir a “vida”, e com total clareza declaro: uma das tantas certamente é viajando.

by
— Rubem Sousa

Prólogos à parte, esse texto é para aqueles que querem conhecer esse lugar incrível que é o Rio Grande do Norte.

Abaixo você confere um pouco sobre a viagem que a Costa Family Travel® fez para conhecer ainda mais e criar roteiros sem iguais para que você, tenha a melhor experiência que esse lugar pode lhe oferecer!

Roteiro Base | Rio Grande do Norte . Natal, Pipa e Galinhos

O começo é sempre aquela coisa meio… imprimir um ticket aqui, despachar uma bagagem ali… esperar um pouco aqui, um pouco ali… esperar mais um pouquinho no embarque…

GIG . Embarque Doméstico . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Na sala de embarque é o momento que você tem de assistir “pequenas formiguinhas trabalhando” e ao menos tentar visualizar se esta tudo correndo bem com a aeronave que você vai embarcar — mesmo sem fazer ideia alguma de como funciona todo o trabalho. E 98.2% de certeza que você já fez isso (confessa vai) —.

GIG . Embarque Doméstico . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

 

 

 

Galeão, Rio de Janeiro. Sinal verde para embarque. Voo direto para NAT — aeroporto internacional Augusto Severo — Natal – RN.

O tempo de duração do voo fica em aproximadamente entre 2h50 a 3 horas.

Aterrissamos em solo natalino (ah vai, você não pensou que não teria uma piadinha sequer, né?) no município de São Gonçalo do Amarante, 24 quilômetros do centro de Natal e a 36 quilômetros da Praia de Ponta Negra.

Desembarcando fomos recebidos pela Luck® Receptivo. Uma empresa parceira que faz a parte de oferece a todos os clientes a mais sólida experiência em turismo receptivo, com estruturas capazes de atender desde a individuais, grupos especiais, navios, grupos de incentivos e eventos de todos os portes, com serviços com padrão internacional.

Vale lembrar também que eles estão presentes em rotas turísticas em destinos como: Nordeste, Recife/Porto de Galinhas, Fernando de Noronha, Bahia, João Pessoa/Costa do Conde, Maceió/Maragogi, Salvador/Morro de São Paulo e Chapada Diamantina.

Seguimos com o traslado Luck® do aeroporto para o Prodigy Beach Resort Natal.

À beira mar, pé na areia, vista para o Parque das Dunas, Morro do Careca e com praia semi-privativa, o resort tem total de 188 apartamentos. Localização privilegiada, fica na Via Costeira da capital potiguar, a 2km do Centro de Convenções da cidade, 8km do centro histórico e a 35km do Aeroporto Internacional. Tempo do aeroporto até o hotel foi de 50 minutos com trânsito bom.

Assim que chegamos esquecemos completamente o cansaço da viagem e elevamos o espírito e a animação apreciando a ótima paisagem, o conforto, e a tranquilidade que o Resort tem pra oferecer.

O hotel conta com um restaurante principal que oferece gastronomia variada e farta. Localizado próximo à praia, serve almoço e jantar em estilo buffet.

Almoço – 12:30h às 15:30h

Jantar Temático – 19h às 22h café da manhã é servido diariamente junto ao lobby na recepção.

Café da manhã Estilo Buffet – 6h às 10h

Prodigy Beach Resort . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Room Service

O Prodigy Beach Resort também conta com serviço de quarto 24h com cardápio reduzido.

No período em que estivemos no Prodigy, uma parte do hotel estava em obra e ainda assim cumpriram com um serviço de qualidade. Tornando a estadia de todos uma experiência muito agradável.

Claro que para entrar no ritmo local, não poderia faltar aquelas dicas da peste.

No centro de Ponta Negra há um restaurante chamado Farofa D’Água, e é arretado demais! Além de um ótimo cardápio típico local — sem dúvidas uma boa pedida seria a famosa carne de sol com macaxeira — o restaurante conta com um excelente serviço de transporte gratuito, assim como outros na localidade. Translado hotel / restaurante – restaurante / hotel.

E que comece o “primeiro” dia — porque o primeiro só conta depois de dormir, né! Ou não? —.

Nada como amanhecer na Cidade do Sol, e olha que esse título aí da cidade faz jus! 5h15 o sol já queima como se não houvesse amanhã.

Buggy . Dunas . Praia de Maracajaú . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Dentre outros títulos pela sua elevada luminosidade solar, com aproximadamente três mil horas de insolação por ano, a maior dentre as capitais brasileiras, temos um bem simpático: Noiva do Sol.

Deixando o hotel partimos para o Ma-noa Park. Um parque aquático localizado na Praia de Maracajaú. 63Km de Natal.

Sendo o maior complexo de lazer do estado, o Ma-noa possui grandes piscinas, rio flutuante, bar molhado entre outras atrações. Dois brinquedos bem interessantes (ainda mais se curtir um “friozinho” na barriga) são os: toboágua e free fall. Quase irmãos em altura, o primeiro com 19m e o segundo com singelos 20m. Ambos com versão kids (7m).

O local é mega conhecido por ser um ponto de apoio para o povo que vai visitar os Parrachos de Maracajaú. Um pedacinho de mar sem igual!

Parrachos de Maracajaú . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Não preciso dizer qual a atividade principal — se não a primordial —. O mergulho, claro!

Nesse paraíso podemos mergulhar tanto com cilindro quanto com snorkel. Sem contar que sempre tem fotógrafos com GoPro fazendo cliques submersos que com certeza você vai querer.

Ao olhar da plataforma — a qual também temos um bar — apenas vemos a imensidão e a beleza de tudo a volta. Mas ao mergulhar e assistir de camarote toda a vida que ali existe, os arrecifes de corais, e claro, com peixinhos bem pertinho; isso sim é uma experiência fantástica.

Parrachos de Maracajaú . Photo . Google

Voltando dos Parrachos e novamente na Praia de Maracajaú em frente ao Ma-noa Park podemos assistir os que encaram um Kitesurf.
Kitesurf . Praia de Maracajaú . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®
Hora da sagrada pausa para a
apreciação da arte gastronômica local. Seguindo nossa bela agenda, vamos para o adventure time. Ou melhor dizendo, vamos para a hora de aventura.

Esse é indispensável! Passeio de quadriciclo saindo da praia de Maracajaú e passando pelas Dunas. Ao invés de tentar descrever e falhar em grande proporção, deixo abaixo algumas imagens para que as julguem por si só.

Buggy . Dunas . Praia de Maracajaú . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Buggy . Dunas . Praia de Maracajaú . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®
Buggy . Dunas . Praia de Maracajaú . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®
Se você é como eu… a frase que fará parte do seu dia será: eu quero com emoção.

Já se perguntou como seria um ser humano feliz, com um leve receio de cair (o que não seria nada… agradável) e de quebra tentando registrar o momento com uma selfie, segurando uma câmera nada compacta? Vide a imagem abaixo.

Buggy . Dunas . Praia de Maracajaú . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®


Terceiro dia 5h6m da manhã. A vista do quarto é essa belíssima paisagem pegando a orla e ao fundo podemos ver o Morro do Careca.
Prodigy Beach Resort . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Prodigy Beach Resort . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®
Claramente o tempo no início desse dia foi uma exceção para os padrões de Natal, pois em todos os demais o sol estava brilhando fortemente e tornando a experiência maravilhosamente deslumbrante. Neste terceiro dia às 9h o bom e velho amigo voltou e brilhou para nós.

E pela manhã ainda tivemos aquela companhia amiga, o café da manhã fica ainda melhor. Saímos do hotel e fomos “turistar” fazendo um City Tour para conhecer a cidade. O Shopping do Artesanato Potiguar também foi um dos lugares.

Cajueiro de Pirangi . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®
De forma alguma poderia faltar a visita ao Maior Cajueiro do Mundo!

Com uma copa medindo 8.500 metros quadrados, sendo esse “pequeno” emaranhado de cipós e galhos, o cajueiro defende o sua posição registrado no Guinness Book como o maior do mundo.

Há um mirante que permite uma vista panorâmica da copa. Em época de colheita os visitantes podem colher e até mesmo provar a fruta — período de Novembro a Janeiro —.

A árvore fica localizada na praia de Pirangi do Norte, município de Parnamirim, 12km ao sul de Natal. O valor do ingresso de entrada custa R$ 8,00.

Cajueiro de Pirangi . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®
Ao lado temos o tronco principal. As raízes do cajueiro podem chegar a 10m de profundidade.

Após a visita ao cajueiro, o almoço fez o seu belo papel em alegrar a todos mais uma vez.

A corrida agora era conseguir alcançar o próximo paraíso, e corrida de verdade! O objetivo do dia se tornou assistir ao pôr do sol em um lugar que não há muito o que dizer; apenas ver, viver e ter lazer.

Imagine um “cantinho” com: árvores, gramado, redes, puffs, camas dedicadas aos mais “preguiçosos” ou verdadeiros apreciadores, uma piscina de borda infinita com 450m², bar molhado e… tudo isso com um “simples” adicional de ter vista para a Lagoa de Guaraíras. Conseguiu processar tudo isso?

Agora, e se eu disser que é possível acrescentar uma cereja nesse bolo(?)

O Pipa Lagoa Hotel orquestra o pôr do sol mais bonito de Tibau do Sul/Pipa, e com muita música! Um Sunset com DJ das 16h às 19h.

Sunset Pipa Lagoa Hotel . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Localizado na pacata aldeia de pescadores de Tibau do Sul, o maior santuário ecológico do estado do Rio Grande do Norte, que abriga golfinhos e tartarugas, a apenas poucos quilômetros do centro da Vila de Pipa, uma praia cosmopolita, conhecida nacional e internacionalmente. O hotel foi agradavelmente concebido para complementar a beleza natural do seu entorno, composta de lagoas, belas praias, dunas e mata atlântica, numa região deslumbrante e natural.

Excelência em espaço, serviço e comodidade! O hotel conta com um ótimo restaurante cujo a vista além de ser para a área de lazer, também podemos ver a Lagoa de Guaraíras.

Depois de uma recepção calorosa com muita música, coquetel e sunset. Aconselho fortemente a noite no centro da Vila de Pipa.

Tivemos um jantar ótimo no Espaço Lampião, recepcionado com muito carinho e mais música! Com direito a homenagem ao nosso maravilhoso Rio de Janeiro ao som de Garota de Ipanema e muitos outros clássicos.

Espaço Lampião . Pipa . Tibau do Sul . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Na noite que fomos estava pouco movimentado por ser começo de semana, mas o local lembra um pouco a Vila em Porto de Galinhas. Todos comentam ser bastante movimentado aos finais de semana.

Seguimos com o quarto dia partindo para Praia do Madeiro, com sua beleza verde-esmeralda e próprias para banho, surfistas é algo que terá com certeza. A praia é conhecida também como: Ponta do Madeiro ou Praia dos Golfinhos — sim! É bem provável que você esteja olhando a bela paisagem e ser presenteado com um salto desse mamífero —.

Com muitos comerciantes:

Comerciantes . Praia do Madeiro . Tibau do Sul . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Atividades como barco, surf, sup e caiaque:

Turistas; muitos turistas. De todas as idades e nacionalidades.

Da galera Jovem:

Argentinas . Praia do Madeiro . Tibau do Sul . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Pequenos gigantes:

Criança . Praia do Madeiro . Tibau do Sul . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Aos surfistas:

E aos que só querem sentir a brisa do mar vindo de encontro ao rosto. O sol ☀ brilhante aquecendo sua pele e consumindo algo que é combustível para muitos de nós: um bom som; uma boa música.

É na grandeza desse lugar que tudo isso se encontra.

Praia da Pipa | 85km de Natal

Vai me dizer que não deu vontade de ir agora mesmo conhecer mais um lugar incrível nesse mundão?! Não espere mais! Seja para o Brasil ou exterior, nós com certeza temos o melhor pacote feito pra você ,) Entre em contato e nos conte qual lugar deseja conhecer!Sobre Pipa: Uma das mais famosas praias do Rio Grande do Norte, a Praia da Pipa é super popular entre surfistas, pescadores e turistas de todo Brasil e do mundo. São apenas 85 quilômetros de distância de Natal, a Praia da Pipa fica no município de Tibau do Sul, onde existem diversas outras praias.Sabia que estamos no Instagram?Segue lá! @costafamilytravelVoe com a Costa Family Travel® : )Ligue agora para nosso atendimento e solicite seu pacote:21 3172 6796 | 21 3173 3228 | 21 97035 9043 . whatsapp| Vídeo| Rubem Sousa| Pub.| Fora the Box®

Posted by Costa Family Travel - Agência de Viagens e Turismo on Monday, September 11, 2017

Mais a frente, seguindo a praia, é possível chegar a Baia dos Golfinhos (Praia do Curral). Aqui sim o contato com esse animal pode ser uma experiência sem igual!

Acesso pela Praia do Centro ou Madeiro. Uma boa dica é conferir a tábua das marés, porque o único acesso é pela praia. Quando e enquanto a maré estiver baixa.

Hora sagrada. E hoje com muito Amô! – Restaurante e Tapiocaria.

Restaurante? Sim! “E não”. É como um espaço de lazer dos hotéis locais, vai…

Amô Restaurante e Tapiocaria . Praia de Pipa . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®
Mas sim, é restaurante, e um com parada obrigatória! Além de ser em um local maravilhoso, temos arte espalhada por toda a área — que não é pequena, diga-se de passagem — e o principal; culinária sem ter do que reclamar!

Com telhados de palha, vista para o mar e chãozinho de terra. Tudo por aqui segue sendo bem natural. A área para refeição é bem ampla e com toques rústicos.

O cardápio é uma “paisagem” à parte. Diversificado e com foco nos frutos do mar é claro — afinal, estamos no Rio Grande do Norte, né! —.

Amô Restaurante e Tapiocaria . Praia de Pipa . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®
No entanto, o Grand Finale do cardápio é sem dúvidas o famoso Brownioca. Sendo o mais conhecido da casa, a sobremesa segue os sabores: chocolate e doce-de-leite. Ambos com sorvete.

Como a gente sabe (e não venha negar) todos temos aquela preguiça boa após almoçar. Pensando nisso, o Amô Restaurante e Tapiocaria tem espaço de sobra e ideal para você unir: preguiça, vista, e quem sabe, até se refrescar…

 

Amô Restaurante e Tapiocaria . Praia de Pipa . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Há um deck e ao lado uma descida para a Praia do Amor que em sua sequencia temos a Praia dos Afogados:

Amô Restaurante e Tapiocaria . Praia de Pipa . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Tudo isso ao lado do Chapadão de Pipa!

Chapadão de Pipa . Tibau do Sul . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

 

Goianinha . Rio Grande do Norte . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®
Quinto dia. Saindo do Pipa Lagoa Hotel passamos por Goianinha com o objetivo de chegada em Canguaretama, Barra do Cunhaú.

O trajeto durou cerca de 1h pela BR-101. No litoral sul do Rio Grande do Norte, Barra do Cunhaú está a 80km de Natal (110km de João Pessoa).

Os destaques dessa terrinha são: travessia de balsa pelo Rio Curimataú, lagoa, praias, piscinas naturais, dunas, manguezal e carcinicultura — criação de crustáceos —. Uma das maiores produções de camarão do estado, sendo uma prática rentável ao povo local. Já foi também o maior exportador de camarão para a Europa.

Você pode aproveitar e entrar no rio Curimataú ou encarar um Kitesurf, Windsurf… Atividade não vai faltar!

O estilo de vida por aqui é bem calmo, com tudo muito simples e uma receptividade que nos faz esquecer de voltar para casa.

Hora de pegar a embarcação e ir ao próximo ponto, ou melhor, a caçada ao caranguejo. Apreciando esse cenário gratificante, aqui é onde descemos.

A parada aqui é para os que desejam aprender a como caçar um caranguejo. Você pode pensar: “ah, eu nem desceria… não vou pegar caranguejos mesmo… não teria graça nenhuma.”.

Essa é a parte em que eu discordo totalmente! Imagine o cenário: mais de dez pessoas cuja tarefa diária não inclui pegar um bicho “estranho”, que pode te cortar, e que a princípio você não o vê.

É fato que será hilário! Fora a experiência e todo o carinho dos profissionais ao apresentar essa arte.

A coisa toda aparenta ser “simples” no começo:

Caça ao Caranguejo . Barra do Cunhaú . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Aí do “simples” a investida aumenta e a conversa começa a ficar pessoal:

Caça ao Caranguejo . Barra do Cunhaú . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Quando menos esperar, a dedicação a caça já é completa:

Caça ao Caranguejo . Barra do Cunhaú . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

O penúltimo passo é lavar e eternizar o momento mostrando o recém adquirido “souvenir” 🦀 — eternizar mesmo, porque pra galera que tentou, fácil não foi —.

Caça ao Caranguejo . Barra do Cunhaú . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

De volta ao barco, a degustação é certa! Próxima parada: Praias de Barra do Cunhaú

Podemos aproveitar toda a vida boa com redes molhadas (dependendo da maré) ou atravessar para a próxima praia (caminhando ou de buggy).

Redes . Praia . Barra do Cunhaú . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

E na imensidão, caminhamos para o outro lado… Quer uma dica válida? Se for caminhar, que o calçado seja o seu melhor amigo! Não que seja uma distância muito grande, mas o suficiente pra te fazer correr ou ir saltando até a água.

Regressando, finalizamos o dia no Pipa Privilege Boutique & Spa – Praia da Pipa.

Sunset Pipa Privilege Boutique & Spa . Praia da Pipa . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Amanhecendo o sexto dia no Prodigy novamente — e uma coisa a confessar: essas pulseirinhas pedem uma foto para nos fazer lembrar —.

Prodigy Beach Resort . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Prodigy Beach Resort . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®
E finalmente é chegado o grande momento! Não existe visitar Natal sem visitar as Dunas de Genipabu. Seria o mesmo que passar pelo natal sem ver um papai noel(?) (eu avisei que piadas estariam presentes no texto; boas ou ruins…).

Brincadeiras à parte, as dunas de areias claras é um passeio imperdível! Podendo levar até o dia todo.

Para aproveitar ainda mais você pode optar por sair de buggy direto do hotel. Com certeza uma ótima pedida, pois assim, terá uma vista e experiência ainda melhores até chegar ao Parque Turístico Ecológico, na Área de Preservação Ambiental, 20km do centro de Natal.

Dunas de Genipabu . Natal . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®
O asfalto é nosso companheiro seguindo pela Via Costeira e alguns quilômetros após a Ponte Newton Navarro. Chegando nesse ponto há uma certeza e uma dúvida (para alguns): A certeza é que chegamos ao início da aventura. A dúvida é se será “com emoção” ou “sem emoção”?!

Como eu disse, dúvida para alguns porque no meu grupo havia uma certeza; era “com emoção”!

E é dada a largada! 🚦 Agora é vento, terra e alegria ,)

Buggy . Dunas de Genipabu . Natal . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Hora do pit stop pra apreciar esse lugar divino e claro… fazer alguns belos cliques ,)

Creative . Dunas de Genipabu . Natal . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Se chegamos aonde chegamos; se sua leitura e minha aventura (agora nossa), te fez acompanhar até aqui. Certamente compartilhamos da mesma alegria, e por isso, estou certo em dizer que em momentos como este, crianças somos novamente…

Ok, de volta ao texto, deixe-me apresentar para você e para o mundo… Gabriela.

Gabriela . Dunas de Genipabu . Natal . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Um amor de pess* digo, animal! Quem sabe você encontre Gabriela dando umas voltinhas pelas Dunas(?) — caso aconteça, diz que mandei um abraço —.

É indiscutível o visual, não existe experiência mais completa se não realmente apreciar tudo com os próprios olhos!

Dromedários . Dunas de Genipabu . Natal . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®
A rota inclui também as Dunas de Pitangui e Graçandu. Como citado, o passeio conta com algumas paradas  — alguns com paradas também na Lagoa do Jacumã e nascente do Rio Pratagi —. Todas com cenário perfeito para a foto perfeita, além claro, de atividades bem interessantes como: dromedário, esquibunda, aerobunda… Isso tudo só complementa o passeio, principalmente se pediu “com emoção”.

E vamos seguindo…

 

É chegada a tarde. Sendo assim, é chegado o momento de ir ao próximo ponto e apenas deixar que a natureza dê seu show. Vem pôr do sol!

Dunas de Genipabu . Natal . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®
Sunset . Dunas de Genipabu . Natal . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Final se aproximando e ninguém quer sair do lugar…

Buggy Sunset . Dunas de Genipabu . Natal . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®
Quando você pensa que acabou e agora é “só a volta”… mas esse “só a volta” é pela orla e com muita aceleração! Aos poucos vamos vendo a cidade se aproximando.
Buggy . Vista Ponte Newton Navarro . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®
De volta ao nosso lar provisório — O Prodigy Beach Resort Natal passou a se chamar, em Dezembro de 2017, Wish Natal, sob a bandeira de resorts cinco estrelas da GJP —, amanhecemos prontos para o grand finale!
Prodigy Beach Resort . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Assim como desde o começo tem sido cada dia melhor que outro, o último não poderia “deixar a desejar”. E nem mesmo conseguiria; não com um destino desse. Chega de enrolar e vamos para Galinhos!

Torres Eólicas . BR-406 . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Percorrendo a BR-406, podemos ver muitas torres eólicas. Por esses lados é muito comum ver parques de energia eólica que geram parte da energia consumida no Brasil. O interessante é que o estado do Rio Grande do Norte tem a liderança nacional na produção desse tipo de energia, sendo 125 parques em operação (2017). E para elevar mais sua posição de líder, o governo anunciou mais 23 parques até 2021.

E por Galinhos é bem comum ver esses cata-ventos “pequeninos” se mesclando na paisagem em muitas direções. Afinal, vento é o que não falta por essas terras! Caso o estado fosse um país, seria o 19º do mundo em capacidade eólica instalada e em operação comercial, superando países como Japão, Bélica, Chile, Uruguai, África do Sul e Coreia do Sul.

Calma, calma… Pode até ser muita informação; mas que a gente gosta, a gente gosta! Então vamos seguindo que tem mais pra saber, ver e conhecer!

Não tão comum assim (em termos de disputa em visita contra Natal, Pipa…), Galinhos tem atraído muitos turistas. E como poderia ser diferente? Um local com belas águas, vilarejos, manguezais, falésias, salinas, dunas, fauna e flora que não tem cabra na terra que bote defeito! É começar a listar hoje e não ter dia pra parar ,)

Mas se você é um dos meus e já está jogando tudo na mala, e terminando de ler já vai dá aquele “alô Costa Family”… Aqui vai mais alguns detalhes pra você já ir sabendo de tudo!

A distância entre Galinhos e Natal é de 160km. Com o trânsito fluindo leva em média 2:20h.

Fica a 170km da capital Potiguar — A mesorregião Central Potiguar é uma das quatro mesorregiões do estado brasileiro do Rio Grande do Norte e é a menos populosa. É formada pela união de 37 municípios agrupados em cinco microrregiões. A maior cidade da mesorregião central potiguar é Caicó com 71.238 habitantes —.

Claro que o lugar chama cada vez mais a atenção dos visitantes por suas praias desertas e paisagem preservada. Lugar de pessoas incríveis e de uma receptividade sem igual. Com certeza vai ver muitos conversando sentado nas calçadas e certamente todos se conhecem. E não poderia ser diferente, tendo em vista que há 2.715 habitantes (IBGE . Jan/2018).

Tudo é feito pela galera nativa — dificilmente alguém de fora vai extrair alguma coisa se aproveitando do lugar e deixar moradores de fora —!

Os acessos para Galinhos são: barco ou dunas. Isso porque após o caminho feito pela estrada, o veículo é deixado em um estacionamento da prefeitura — que é válido lembrar: é gratuito — e seguimos de barco para fazer a travessia (diariamente de 5h às 23h).

Galinhos . Rio Grande do Norte . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

De um lado a vegetação da caatinga e do outro mar, dunas… O encontro do mar com o sertão e o sertão literalmente virando mar. A região é grande produtora de sal, petróleo e fruticultura (Pólo Costa Branca).

Um “detalhe” que pode afastar um pouco alguns forasteiros da água — se bem que com o sol dando seu brilho alegre e constante, acho isso praticamente impossível —, é a sua enorme quantidade de sal. Boiar se torna tarefa bem simples por causa da densidade alta da água. Passando de barco pelas salinas vimos a Salina Diamante Branco.

Salinas . Galinhos . Rio Grande do Norte . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Desembarcando, buggys nos aguardam para continuar. E com imensidão, parada e alegria… Foto…

Galinhos . Rio Grande do Norte . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Com ventos chegando a 40kmh + voltinhas de buggy, pode ter certeza que sua amizade com a areia será bem… próxima! De forma alguma isso atrapalha, mas… irá lembrar bem disso ao tentar fotografar e olhar o horizonte de rosto limpo e com pura plenitude.

Praia . Galinhos . Rio Grande do Norte . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Agora é hora de uma parada certa! E para os minutos de sombra, água fresca e porque não wi-fi, temos a Barraca da Cimar.

Barraca da Cimar . Galinhos . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

E lembra que comentei o carinho e a receptividade do povo dessa terra(?). E não pense você que foi um simples comentário; o pessoal se alegra em receber, bater papo e não nega foto, viu!

O tio da água de coco:

Tio da Água de Coco . Galinhos . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Aliás, se passar por lá, diz que mandei um abraço! A vendinha dele fica quase de frente com a Barraca da Cimar. E não poderia faltar a Cimar, né:

Dona Cimar . Galinhos . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Obs. “tira uma assim… convidando o povo pra vir conhecer a Barraca…“.  Palavras da própria ,)

Comum também ver alguns vendedores pela área:

Comerciante . Galinhos . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

E segue que segue…

Buggy . Morro do André . Galinhos . Photo. Rubem Sousa . Fora the Box®

A melhor hora do dia é chegada! E hoje vamos de Restaurante da Irene. As ruas são todas de areia e o restaurante fica logo ali de frente com o píer:

Vista Píer . Galinhos . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Até aqui o nosso brother bugueiro foi:

Bugueiro . Galinhos . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Quanto ao Restaurante da Irene, você não achou que eu passaria por lá sem conhecer e registrar esse momento com a ilustre dona Irene! Pessoa sem igual ,) Simplicidade e sabedoria sem limites!

Dona Irene . Galinhos . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

E antes que a preguiça bata forte após o almoço, hora de levantar e bater um pouquinho de perna ao redor e… fotografar; claro! Não vai precisar de muitas palavras, né? Pense em uma senhora vista…

Vista Píer . Galinhos . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Vamos de barco ao próximo ponto. A sensação de natureza intocável por aqui é grande:

Duna . Galinhos . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

E aqui estamos:

Píer . Galinhos . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

O passeio mais comum nessa parte é o conhecido Burro Táxi da região:

Burro Táxi . Galinhos . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Infelizmente não me vem a memória o nome dele… Entretanto existe um apelido que coloquei carinhosamente! Sendo assim, lhes apresento; Carpeado!

“Carpeado” . Galinhos . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Nosso amigo vai nos levar em um passeio de charrete pela orla na Praia do Farol. O grande desejo de todos é pegar o pôr do sol nessa orla. Tendo em vista o farol e a imensidão ao redor, realmente com o final da tarde se torna a “cereja do bolo”. Uma pena a gente ter ido um pouco mais cedo, mas ainda assim o visual é demais!

Burro Táxi . Praia do Farol . Galinhos . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®
Praia do Farol . Galinhos . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Carpeado carregava também um carinha gente boa pra caramba! Saindo da praia passamos também pelas ruas centrais:

E mais uma última vez na água para voltar ao nosso carro do outro lado da península e terminar nossa jornada.

Kitesurf . Galinhos . Photo . Rubem Sousa . Fora the Box®

Como já conhecida por nós, o momento da frase “não aprendi dizer adeus” é chegado. Tudo que tem um começo consequentemente terá um fim, e esse é o fim do nosso passeio. Sabe aqueles que dizem que o viajante viaja três vezes? Sim! Posso concordar fortemente!

  • Primeira: viajando.
  • Segunda: sonhando com a viagem.
  • Terceira: escrevendo textos como este, vendo fotos e relembrando cada momento.

Sabe, “não levamos bagagem; trazemos”. — Rubem Sousa

Matéria Natal | Rio Grande do Norte

A gente tem o maior orgulho desse mundão todo de apresentar para vocês um conteúdo diferentão 😆 Como sempre fazendo de tudo para aprender e melhorar sua experiência com a gente ao máximo! Por isso fomos para Natal-RN com um ultra roteiro que você PODE e DEVE conferir todos os detalhes dessa viagem (passo a passo/ dia a dia) na matéria "Tour Natal | Rio Grande do Norte". O link é esse: https://goo.gl/gyLePkTexto citado no vídeo é o Prólogo da Matéria.Texto . Fotografia . Vídeo by Rubem SousaQuer ir também?! Comente "eu!" nos comentários e a gente te passa detalhes ,)#CostaFamilyTravelInfos: 21 97035 9043 whatsapp.Costa Family Travel® "não levamos bagagem; trazemos" ✈️ 🌎Sabia que estamos no Instagram?Segue lá! @costafamilytravel| Pub.| @Fora the Box®

Posted by Costa Family Travel - Agência de Viagens e Turismo on Thursday, June 28, 2018

E aí, qual será a sua escolha? O que vai fazer para se tornar vivo? Se sentir vivendo?

Acredito ter apresentado um ótimo caminho! E se concorda, a mala já deve estar pronta, certo? Talvez não a mala física. Mas não é desta que estou falando. Quando digo isso, se trata do seu espírito! É o mesmo que perguntar: E aí, o espírito está pronto para viajar?! Então mexe esse corpo, sopra vida e vem que tem um universo inteiro te esperando pra explorar; vem com a gente viajar!

| Agência de Viagens . Costa Family Travel®

| Matéria.  Rubem Sousa | Imagens. Rubem Sousa . Fora the Box®

Todas as imagens* nesta matéria estão sob copyright de Fora the Box® – © 2014 . Caso haja interesse, entre em contato “aqui” ou via e-mail: sousa@forathebox.com; ou compre pelo: Shutterstock; outros sites de stock “aqui”.

Comment

There is no comment on this post. Be the first one.

Leave a comment